A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realizou, nesta quinta-feira (05.04), a abertura e a aula inaugural de mais uma turma do Curso Técnico em Hemoterapia (CTH), dessa vez na VIII Regional de Saúde, no município de Petrolina, atendendo uma das diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a interiorização do ensino em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de contribuir no fortalecimento da regionalização e estruturação das Redes de Atenção à Saúde por meio da qualificação e valorização dos trabalhadores.

A solenidade, que ocorreu no auditório da Escola de Referência Clementino Coelho, contou com a presença da diretora-geral da ESPPE, Célia Borges, da diretora-presidente da Fundação Hemope, Yeda Albuquerque, da gestora da IV Macro/PE, Cláudia Galino, representando Aline Jerônimo, gerente da VIII Geres, e da chefe do Departamento de Enfermagem do Hospital Universitário da UNIVASF, Vanicleide Sá.

A aula inaugural foi ministrada pela diretora-presidente da Fundação Hemope, Yeda Albuquerque, com o título "A importância da formação técnica profissional em Hemoterapia na perspectiva da implementação das diretrizes da Política Nacional do Sangue, componentes e hemoderivados".

Ao todo, 36 trabalhadores do SUS/PE participam da formação. O CTH tem uma carga horária de 1.440 horas aulas, incluindo a execução de aulas teóricas, práticas e estágios obrigatórios. As aulas presenciais irão ocorrer no Instituto Federal de Petrolina (IF/Petrolina).

No último mês de março, a ESPPE realizou a cerimônia de formatura da turma do CTH que ocorreu na V Regional de Saúde, em Garanhuns.