O Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), formou mais um residente em pediatria. A médica Danielle Barreto apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso de Residência, na manhã desta quarta-feira (16/12), e abordou um caso clínico – Encefalopatia Hipertensiva que gerou hipertensão intracraniana. Segundo Danielle Barreto, o período de residência no HDM contribuiu muito para sua formação profissional.

“Escolhi fazer residência aqui no HDM por que acreditava que o serviço e os preceptores contribuiriam muito para o meu aprendizado”, relata. O diagnóstico trabalhado foi – Síndrome Nefrítica por GNDA, que levou a hipertensão intracraniana. GNDA: Glomerulonefrite Difusa Aguda, um tipo de lesão no rim. “O tema levou a fazer um raciocínio diagnóstico muito amplo e contribuiu muito para o aprendizado”, explica.

A médica, que é natural de Recife (PE), ressalta que pretende ficar no sertão pois fez bons vínculos de amizade e profissional. “Acredito que a nossa região está muito carente de pediatras”, finaliza Danielle. A orientadora e pediatra do HDM, Nazaré Marinho Alencar, fala da importância de se trabalhar esse tema na Unidade Hospitalar. “Acho importante para mostrar o valor que os profissionais da área dão em trabalhar em um serviço referência para a região na qual ele está inserido”, disse.

Conteúdo Relacionado