A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Secretaria-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, disponibiliza a partir desta segunda-feira (08.04), a versão digital do livro Experiências em Educação Permanente em Saúde no Estado de Pernambuco: formação que se constrói em rede. O livro de 453 páginas (disponível AQUI), organizado pela Diretoria Geral de Educação na Saúde da SES, conta com a participação de trabalhadores, gestores estaduais e municipais, secretários municipais de saúde, estudantes, residentes, pesquisadores, docentes, integrantes de movimentos sociais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

"A sistematização desse livro foi importante exercício de retomada dos movimentos que nos antecederam, de resistir às ameaças e retrocessos impostos ao Sistema Único de Saúde, e afirmar a educação permanente em saúde como uma estratégia para a garantia da saúde como um direito. Com este lançamento, pretendemos visibilizar as práticas produzidas nos últimos anos em Pernambuco e inspirar novas experimentações, investindo em estratégias de comunicação como importante eixo da Política Estadual", comenta a diretora geral de Educação na Saúde da SES, Juliana Siqueira Santos, e uma das organizadoras do livro.

A publicação é um dos produtos do projeto intitulado Política Estadual de Educação Permanente em Saúde e Integração Ensino-Serviço em Pernambuco, premiado no Edital 2015 do Prêmio InovaSUS - Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, e viabilizada por meio de Carta Acordo celebrada entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e a SES. Os relatos foram organizadas em cinco seções temáticas: Educação Permanente em Saúde e o Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde; Educação Permanente em Saúde e a Vigilância em Saúde; Educação Permanente em Saúde e a Gestão de Serviços e Programas de Saúde; Formação de Profissionais para a Saúde em Pernambuco; Educação Permanente em Saúde e a Política de Saúde Mental.

"A contribuição dos atores que vivenciam e são protagonistas de experiências no campo da Educação Permanente em Saúde no Estado de Pernambuco são o resultado deste livro. E é nessa perspectiva que defendemos uma Política de Educação Permanente em Saúde que resgate, de cada experiência vivida, caminhos e estratégias para defesa da democracia, da saúde como direito, da transformação dos serviços, da autonomia e criatividade do trabalhador no cotidiano do trabalho em saúde", afirma Dara Andrade Felipe, que atua na área de Saúde Coletiva e também é organizadora da obra. Perspectivas atuais e desafios também são abordados na publicação.