O Governo do Estado continua trabalhando para fortalecer a rede estadual de saúde. Nesta quarta-feira (27/05), o governador Paulo Câmara autorizou a convocação imediata de 359 enfermeiros aprovados em seleção simplificada para atuar em unidades de saúde de toda a rede.

Do total de profissionais, que já começaram a ser contactados, 269 são enfermeiros assistenciais plantonistas, que atuarão em hospitais da rede, enquanto 90 são enfermeiros reguladores plantonistas, que reforçarão o trabalho da Central de Regulação de Leitos do Estado, que foi ampliada pelo Governo do Estado.

“Para enfrentar essa pandemia, Pernambuco realizou a maior contratação de quadros de toda a sua história para reforçar os serviços estaduais de Saúde, tanto para garantir a substituição eventual de profissionais, como ampliar o número de leitos dedicados à Covid-19. Com essa nova convocação, chegamos a 6.035 profissionais convocados”, explica a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara.

Das mais de seis mil vagas abertas até agora, entre a convocação de concursados da SES-PE (2.815 vagas), e seleções da UPE (670), Lacen-PE (114) e da própria secretaria de Saúde (2.436), cerca de 2,8 mil profissionais já estão em efetivo exercício na rede estadual. É importante destacar que, além das novas contratações, o Estado também publicou portaria para garantir a mobilidade interna de mais de 1 mil profissionais de saúde, que estavam atuando em setores eletivos e ambulatoriais, e que agora estão na linha de frente da Covid-19. A SES-PE ainda prevê outro chamamento, com a ocupação de mais 2,7 mil cargos.

MÃE CORUJA - O Governo de Pernambuco também autorizou a convocação de 19 profissionais aprovados em seleção simplificada, realizada em 2016, para atuação nos Cantos Mãe Coruja de seis Gerências Regionais de Saúde, com o intuito de qualificar a assistência materno-infantil. Os profissionais de nível superior, das áreas de saúde, educação ou ciências sociais, atuam no acolhimento e acompanhamento das gestantes e crianças até 5 anos assistidas pelo programa, além da articulação com a rede de saúde, áreas técnicas da SES-PE e municípios.

Já estão sendo chamados 5 aprovados na III Geres (Palmares), 9 na V (Garanhuns), 2 na IV (Caruaru) e 1 para a VII (Salgueiro), 1 para a X (Afogados da Ingazeira) e 1 para a XI (Serra Talhada). O chamamento tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até seis. Anteriormente, tinham sido contratadas 161 pessoas.

Foto: Miva Filho/SES-PE