O Estado de Pernambuco é referência nacional na implantação da Política de Educação Permanente em Saúde e no desenvolvimento de ações estruturadoras na integração ensino-serviço, nas residências em saúde, além de promover a qualificação e a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos dias 15 e 16 de janeiro, a diretoria geral de Educação na Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresentou funcionamento da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) no Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde (EPS), que aconteceu em Sergipe. 

Para a diretora geral de Educação na Saúde da SES, Juliana Siqueira, o Seminário foi importante para a discussão sobre a temática e fortalecer a Escola de Saúde Pública no estado de Sergipe. “Nossa contribuição foi levar a experiência de Pernambuco na gestão da política de Educação na Saúde e no âmbito da Escola de Saúde de Pernambuco (ESPPE), assim como trocar conhecimento, mas respeitando o contexto de cada estado e sua singularidade. O objetivo foi contribuir um pouco com a discussão local, levar as experiências e trazer boas ideias para Pernambuco”, afirmou. 

A prática de Educação Permanente realizada por Pernambuco á reconhecida em âmbito nacional. Em 2015 recebeu o Prêmio InovaSUS 2015 da SGTES/MS, e, em junho de 2018, o III Prêmio Cristina Carvalho no 13º Congresso Internacional da Rede Unida, na cidade de Manaus, Amazonas.  

O Seminário contou com a participação do Secretário Estadual de Saúde de Sergipe, Valberto de Oliveira Lima, secretários municipais de saúde, gestores e técnicos da SES e da FUNESA, trabalhadores, conselheiros de saúde, movimento sociais, e da SES PE e do Professor Ricardo BurgCeccim da UFRGS. Também esteve presente, o assessor do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), Haroldo Pontes, que atua junto à Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CTGTES) no fortalecimento das Escolas de Saúde Pública dos estados. 

A Diretora Geral de Educação na Saúde, Juliana Siqueira, representou a Secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Ricarda Samara e a Diretora Geral da ESPPE, Célia Borges. Como membro da Câmara Técnica nos últimos três anos, Juliana Siqueira atuou em grupos de trabalho, reuniões e projetos que tinham como objetivo apoiar as ações das Secretarias Estaduais de Saúde na área de gestão do trabalho e educação na saúde.