A Diretoria Geral de Educação em Saúde e a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realizaram, no último dia 11, uma oficina de trabalho sobre as ações do Programa Estadual para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS)  e a construção do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (2019/2022). O encontro, voltado para funcionários e servidores das áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), contou com a participação do professor Ricardo Burg Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Foram apresentados os produtos do IV Seminário Estadual de Educação Permanente em Saúde, destacando os eixos estratégicos que subsidiarão a elaboração do plano estadual de educação permanente em saúde: Governança da PEEPS; Desenvolvimento da gestão e do controle social em saúde; Desenvolvimento e disseminação da capacidade pedagógica no SUS; Rede SUS Escola; Desenvolvimento de redes integradas – linhas de cuidado e políticas públicas; Comunicação e produção de conhecimento aplicado ao SUS.

Ceccim debateu com os participantes conceitos e perspectivas da política de educação permanente em saúde, destacando o papel de cada gestor de políticas estratégicas no âmbito estadual. No período da tarde, os gestores discutiram, em grupos, diversas questões relativas às temáticas, como "O que os formandos precisam saber e o que o formador precisa oferecer, tendo em vista nossas prioridades?" e "Como fazemos análise de situação de saúde no interesse da nossa área técnica e como elas devem incidir no processo formativo?".

Fechando as atividades, os gestores da SES foram convidados a contribuir na construção do plano estadual de educação permanente em saúde com a elaboração de documento que expresse as necessidades em saúde evidenciadas em Pernambuco e, a partir dessa análise, elenquem as prioridades. O objetivo é incentivar uma discussão mais ampla sobre o assunto. A ideia é que o grupo volte a se reunir no dia 14 de novembro para apresentar e debater em torno do diagnóstico produzido.