Nos dias 06 e 07 de abril de 2022 aconteceu, no formato virtual, o Seminário de Acompanhamento e Avaliação Parcial de 31 projetos de pesquisa aprovados na Chamada Pública FACEPE 06/2020 da 7ª Edição do Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS 2020. A mesa de abertura contou a participação do presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE, José Fernando Thomé Jucá; da Diretora Geral de Educação na Saúde da SES-PE, Juliana Siqueira; e de representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esta edição contou com pesquisas nos seguintes eixos temáticos:

• Ações estratégicas de vigilância em saúde;
• Organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS);
• Gestão do trabalho e educação em saúde;
• Atenção à saúde da mulher e materno infantil;
• Planejamento, economia, gestão e inovação em saúde.

No primeiro eixo foram contemplados estudos relacionados à COVID-19, como estratégias de prevenção e combate à doença, perfil epidemiológico da pandemia e análise do impacto social do novo coronavírus em Pernambuco.O investimento total dessa edição do PPSUS é de R$ 3 milhões de reais, sendo de R$ 500.000,00 a contrapartida da SES. O edital foi resultado de ampla discussão realizada no estado de Pernambuco na Oficina de Prioridades de Pesquisa (OPP), que contou com a participação de gestores da SES, pesquisadores e controle social.

Sobre o PPSUS: O Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS é uma das principais ferramentas de apoio à pesquisa em saúde pública no Brasil. O Programa, que foi criado em 2002, é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa e busca apoiar financeiramente o desenvolvimento de projetos nos 27 estados da Federação.

O desenvolvimento do PPSUS possibilita a aproximação entre os sistemas estaduais de saúde e de ciência e tecnologia e a mobilização da comunidade acadêmica da área da saúde para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas prioritários, tendo como parâmetro as necessidades reais de saúde da população brasileira. Em Pernambuco, o programa é realizado e co-financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE e Secretaria Estadual de Saúde- SES/PE, junto com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A gestão do PPSUS na SES é conduzida pela Diretoria Geral de Educação na Saúde da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGES/SEGTES) que conta com a participação de todas as áreas técnicas nas demais Secretarias Executivas na definição das linhas de pesquisa, no acompanhamento e avaliação dos projetos.