De setembro a novembro, trinta e cinco coordenadores de programas de residências participaram do primeiro Curso de Aperfeiçoamento em gestão de Programas de Residências em Saúde promovido pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). Os coordenadores participantes do Curso são vinculados as Comissões de Residência Multiprofissional (COREMU), e, nesta quinta-feira (06.12), se reuniram para o encerramento oficial da atualização de gestão. A iniciativa faz parte do fortalecimento da expansão e qualificação da Política de Residências em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE).

Como parte do Plano de Educação Permanente em Saúde, o Curso de Aperfeiçoamento foi desenvolvido com o objetivo de fomentar a reflexão e a reformulação da gestão e dos processos pedagógicos de ensino aprendizagem na rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).  Todo o curso foi baseado em três eixos de trabalho: formação de profissionais de saúde, processo de trabalho em saúde, educação permanente e integração ensino-serviço; rede de atenção à saúde e gestão político pedagógica dos programas de residências.

“Destacamos nos últimos anos a trajetória de interiorização do ensino em Pernambuco com qualificação da rede de atenção à saúde, atuando no papel de articulação intermunicipal para o fortalecimento das redes de ensino e formação de equipes multiprofissionais”, afirmou a diretora da ESPPE, Célia Borges.

A secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, destacou o investimento do Governo de Pernambuco na formação de novos profissionais. “Promovemos um programa de residência qualificada voltado para qualificação em saúde, e não apenas no crescente quantitativo de vagas. Uma rede de atenção se faz com profissionais capacitados e investimento em estrutura”, disse.
Os coordenadores participantes são vinculados as COREMUs da ESPPE, UFPE, UPE, Imip e Secretaria Municipal de Jaboatão dos Guararapes.