A Diretoria Geral de Educação na Saúde/SEGTES da Secretaria Estadual de Saúde (SES) firmou parceria com a Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) e PROPESQ da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para promover a I Oficina Didático-Pedagógica para Preceptores dos Programas de Residência. O curso terá início dia 1º de setembro e faz parte do trabalho de fortalecimento das residências no Estado, tendo como foco a formação de preceptores.

O curso será dividido em três módulos e será encerrado em novembro deste ano, totalizando 60 horas aulas, dando continuidade a uma série de ações desenvolvidas pela SES, agora em 2015, com o objetivo de fortalecer a Integração Ensino Serviço e da Educação Permanente em Saúde.

A proposta do curso é discutir o papel da residência para a formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde e a importância do preceptor neste contexto; promover o conhecimento sobre metodologias de ensino voltadas para a prática da residência; bem como discutir sobre os processos de avaliação. Ao todo serão formados 35 profissionais das instituições municipais, estaduais e federal.

As vagas foram distribuídas entre os preceptores dos Programas de Residência da COREMU UFPE, dentre eles, o Hospital Barão de Lucena e o Hospital Getúlio Vargas. A Secretaria de Saúde distribuiu vagas ainda entre as outras três COREMU do Estado (ESPPE, UPE e IMIP), fomentando as parcerias para a formação de preceptores de Residência, com vistas ao fortalecimento da Rede SUS Escola em Pernambuco. Os docentes serão dos diversos campi da UFPE (Recife, Vitória e Caruaru) e da SES.