O Programa de Residência em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Saúde da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) está de volta às Regionais de Saúde do Estado após o período de férias dos seus residentes.  Neste mês, os residentes iniciam o segundo ano da formação e inseridos nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) vão contribuir com as ações estratégicas em andamento, a exemplo da atualização do Mapa da Saúde e da organização do processo macrorregionais da Conferência Estadual de Saúde.

As atividades teórico-práticas do Programa vão reforçar ainda os processos de Educação Permanente em Saúde nas Regionais onde todos os meses os profissionais residentes atuarão em ciclos temáticos abordando questões a partir de Políticas Estratégicas da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e de forma articulada com as coordenações das políticas estaduais. Dentre as temáticas a ser abordadas estão a Saúde Mental, LGBTI, População Negra, Quilombolas e Indígena, etc.

Os ciclos temáticos serão construídos em articulação com os coordenadores estaduais das políticas abordadas e serão apresentados mensalmente para os preceptores, gestores e técnicos das oito regionais onde o PRMSC-Redes se desenvolve. Assim, os ciclos temáticos além de fortalecer os processos de Educação Permanente em Saúde dos profissionais das redes locais pretendem ofertar ainda reflexões que possam contribuir o fortalecimento das redes de saúde das Regionais envolvidas.