Os profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), dedicaram-se neste mês de março ao estudo da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A proposta faz parte da metodologia dos Ciclos Temáticos, que ocorrem no segundo ano do programa de residência, que contempla, atualmente, oito Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco.

Os residentes lotados na V Geres, com sede em Garanhuns, promoveram a Mostra do 1º Ciclo Temático nesta sexta-feira (31/03), possibilitando debate sobre a realidade dos municípios da Regional em relação à implementação desta Política, desde a sua importância até os desafios para consolidá-la. Na oportunidade também foi lançada a primeira edição da Gazeta da Quinta, jornal produzido pelos residentes em que apresentam o consolidado de todas as atividades realizadas ao longo do mês.

Dentre as notícias de destaque estão a visita à comunidade rural quilombola Timbó (viabilizada em uma parceria da V GERES com representações das comunidades quilombolas do município de Garanhuns) e o relato de experiência dos profissionais da primeira turma do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde da Família com ênfase em Saúde das Populações do Campo.

Todas as informações coletadas, bem como a realização da mostra, só foram possíveis graças ao apoio e participação efetiva da gerente Catarina Tenório Ferro, de todas as coordenações e também dos apoiadores da V Geres. Também estiveram presentes para prestigiar o evento o diretor-geral do Hospital Regional Dom Moura, Dr. Luiz Ribamar Melo, e o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo Góis.