A Diretoria Geral de Educação na Saúde e a XI Gerência Regional de Saúde realizaram nesta quinta-feira (03.05) um encontro para discutir a construção do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). A discussão envolveu representantes do campus Serra Talhada da Universidade de Pernambuco (UPE), do município de Serra Talhada, da UPAE e do Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

A proposta apresentada pela Diretoria é a sistematização e melhor organização dos cenários de prática dos estudantes da área de saúde no território, de forma regional, envolvendo além de Serra Talhada, outros municípios que já atuam em conjunto com as Instituições de Ensino na formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo é que o Coapes seja utilizado para potencializar a Rede SUS Escola Regional, que é uma das estratégias do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde. A mesma reunião aconteceu nessa quarta-feira (02.05) na VI Regional de Saúde (Geres), com representantes da Geres, do munícipio de Arcoverde e outros municípios do Sertão pernambucano Região.

Em ambas as Regionais foi criado um Grupo de Trabalho que deverão construir produtos a fim de consolidar os Coapes até o final deste ano. Essas ações estão sendo discutidas nas respectivas Comissões de Integração Ensino Serviço-CIES Regionais.

O município de Serra Talhada tem várias instituições de ensino no território, inclusive um curso de graduação em Medicina da UPE. Arcoverde foi um dos municípios de Pernambuco contemplados para sediar uma Faculdade de Medicina no último edital do Ministério da Educação (MEC).