Com o objetivo de qualificar a rede estadual de atenção oncológica, a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu, nesta quarta-feira (27/04), uma videoconferência com o objetivo de traçar, em parceria com todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres), um panorama fiel do diagnóstico e prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero em Pernambuco.

O evento contou com a presença de representantes da rede de oncologia do Estado e da Regulação, além de todas as áreas estratégicas da SES, e teve como público alvo, gerentes e coordenadores de Atenção à Saúde da Mulher e da Atenção Básica das Regionais. A estimativa é de que cerca de 160 profissionais tenham participado.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Letícia Katz, que coordenou a videoconferência, a ideia foi promover um intercâmbio com as Gerências Regionais para saber o que já funciona e o que pode ser aprimorado na rede de atenção oncológica, no sentido de aperfeiçoar o tratamento e, sobretudo, o diagnóstico precoce dessas doenças.

"O melhor caminho é sempre a prevenção. Se o diagnóstico precoce for realizado com rapidez e eficiência, ele repercutirá diretamente na redução da morbidade e da mortalidade desses cânceres, trazendo resultados positivos não apenas à saúde das pessoas como também financeiros para o Estado", resume Letícia.