A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) e a Fundação de Amparo à Secretaria Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), divulgam o resultado da Chamada Pública 10/2017 – PPSUS 2017 onde foram aprovadas 29 propostas, sendo 12 da Faixa A, 13 da Faixa B e 4 da Faixa C, no valor total de R$ 1.770.189,58 (um milhão, setecentos e setenta mil, cento e oitenta e nove reais e cinquenta e oito centavos).

No Resultado da Chamada Pública estão apresentadas as propostas aprovadas para financiamento imediato e a lista de espera que será convocada em caso de vacância (desistência ou suplementação de recursos financeiros).

O julgamento ocorreu no período de 20 a 23 de novembro de 2017 na sede da FACEPE, e realizado pela Comissão de Especialistas formada por pesquisadores e membros das áreas técnicas da SES-PE. Também acompanharam o julgamento os membros do Comitê  Gestor do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS, composto por representantes do CNPq, Decit/MS, SES-PE e FACEPE.

Foram avaliadas 147 propostas que solicitaram um montante total de quase sete vezes o valor disponível para esta chamada. Esta foi considerada uma das avaliações mais criteriosa e árdua já realizada pelo Comitê Gestor do PPSUS aqui em Pernambuco, dada a elevada qualidade das propostas em termos de relevância, inovação e aplicabilidade dos resultados a curto e médio prazo para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Isso se deve, entre outras razões, ao sucesso da Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) 2017/2018 realizada no mês de abril deste ano, conduzida pela SES e FACEPE  em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS), com objetivo definir linhas de pesquisa prioritárias para Pernambuco para compor a seleção de projetos de pesquisa que a serem financiados pelo Programa Pesquisa para o SUS –PPSUS Edição 2017. 

Os temas foram selecionados com base nos cinco eixos de ação previamente selecionados pela SES. São eles: Estudo das arboviroses de interesse em Saúde Pública; Vigilância de doenças e riscos à saúde individual e coletiva; Estudos das doenças negligenciadas (tuberculose, hanseníase, esquistosomosse, geo helmintíase, filariose, leishmaniose visceral e sífilis); Atenção à Saúde; Inovação em saúde. 

O Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF) que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada UF brasileira e contribuir para a redução das desigualdades regionais.