Capaz de diagnosticar automaticamente arritmias cardíacas, possivelmente letais em pacientes, uma unidade do Desfibrilador Automático Externo (DEA) foi instalado na manhã desta quarta-feira (19/02) na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi. As doenças isquêmicas do coração e as doenças cerebrovasculares são responsáveis por 18 milhões de mortes ao ano no mundo, segundo publicação do Ministério da Saúde. A iniciativa foi da Diretoria Geral de Educação em Saúde da SES.

O equipamento portátil pode ser utilizado por público leigo e aumenta sobrevida do paciente. A aquisição do DEA foi em contrapartida aos cursos e treinamentos ministrados pela SES no Centro de Estudos do Hospital Agamenon Magalhães (HAM). "O atendimento a este tipo de paciente deve ser realizado no local e imediatamente, por isso a importância de ter o desfibrilador próximo e ao alcance do público", explicou o cardiologista do HAM, João Moraes. Quase 2 mil servidores trabalham no Nível Central da SES.

O Desfibrilador Automático Externo, além de diagnosticar, é capaz de tratar a arritmia por meio da aplicação de corrente elétrica, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.