A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual dos Programas de Provimento Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), promoveu nesta segunda-feira (26/10), na I Regional de Saúde, a 1ª Oficina de Avaliação e Planejamento Regional do Programa Mais Médicos/Provab. Esta foi a penúltima oficina a ser realizada neste semestre. A próxima, em novembro, contemplará a VIII Geres, em Petrolina.

As oficinas estão sendo realizadas em todas as Regionais de Saúde e tem como objetivo qualificar a atuação dos Programas de Provimento nos municípios de Pernambuco, na perspectiva da valorização da Atenção Básica e suas diretrizes. Participaram cerca de 80 profissionais, entre gestores e médicos. Acesso, Infraestrutura, Processo de Trabalho e Suporte Clínico são os quatro eixos trabalhados na oficina.

"Em cada reunião é feita uma breve apresentação do Programa Mais Médicos, com foco em Pernambuco. Depois, dividimos em dois grupos diferentes: gestores e médicos. Na primeira parte do trabalho, são colocadas as dificuldades enfrentadas nos postos de saúde da família por cada grupo e depois reunimos novamente as categorias para um amplo debate. A partir daí, são elencadas prioridades para elaboração de um plano de ação", diz Maria Francisca Santos de Carvalho, da Superintendência de Atenção Primária.