Os residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde do estado de Pernambuco terão de realizar, até o próximo dia 15 de outubro, o recadastramento obrigatório do seus dados. O objetivo do processo é a unificação de sistemas de cadastro dos residentes e deve ser realizado apenas pelos profissionais residentes do segundo ao quinto ano de Residência (R2 a R5), já que os do primeiro ano (R1) já efetivaram o cadastro no novo sistema no momento da matrícula. 
 
Para efetivar o recadastramento, o residente precisa acessar o site: http://rhose.saude.pe.gov.br. Ao entrar no portal, o profissional deve clicar no link "faça seu pré-cadastrado aqui", onde deve preencher o formulário com todos os dados solicitados. Após esse processo, o usuário irá receber um e-mail de confirmação, com login e senha. 

Ao cadastrar os dados no novo sistema, os residentes terão acesso e poderão acompanhar as informações referentes à residência, como histórico, frequências e demonstrativo de pagamento.
 
PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA - As residências médica e multiprofissional são modalidades de pós-graduação destinadas a médicos e profissionais de saúde de diversas áreas, caracterizada por treinamento/ensino em serviço. As atividades são desenvolvidas em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais de saúde com qualificação ética e profissional. Ao todo, as residências possuem uma carga horária anual de 2.880 horas, podendo haver programas de 2 a 5 anos na área médica; e de 2 ou 3 anos para as residências de outras áreas de saúde e multiprofissionais. 
 
Pernambuco tem se destacado na região Norte-Nordeste como polo formador de especialistas nesta modalidade. Hoje, são 2.773 residentes atuando na rede de saúde do Estado, representando um investimento anual de R$ 110 milhões, dos quais R$ 65 milhões são custeados pelo tesouro estadual.