A sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu, nesta quinta-feira (10.11), o encerramento dos cursos de especialização 2015/2016 promovidos pelo Projeto de Apoio ao SUS, realizado por meio de parceria entre o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. O projeto busca qualificar profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de 31 Regiões de Saúde do país.

Em Pernambuco, a I, V e VIII Gerências Regionais de Saúde (Geres) receberam cursos de formação, de forma a estimular a capacidade de aprendizado, o trabalho em grupo e a postura ética, colaborativa e compromissada, além de aprofundar, de modo crítico e reflexivo, o conhecimento cientificamente produzido nestas Regionais nas áreas de gestão, saúde e educação.

O diferencial desses cursos está na elaboração de projetos aplicativos de intervenção orientados à produção de impacto no perfil de saúde-doença das populações e na organização do cuidado, segundo territórios de saúde. Na I Regional de Saúde foram ofertados três (03) cursos de especialização: Gestão da Clínica; Regulação em Saúde no SUS; e Gestão da Vigilância em Saúde.

A carga horária total de cada curso foi de 360 horas na modalidade semipresencial, sendo 288 h presenciais e 72 h de trabalho à distância, contemplando 160 profissionais da saúde e gestores. Os especializandos foram indicados pelos gestores municipais e estadual e selecionados de acordo com o perfil de atuação nas Secretarias de Saúde, contando com o apoio dos gestores para participação efetiva em todo o curso.

Os Cursos de Especialização são promovidos pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP), e contam com o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de instituições de ensino superior de todo o país.

Programação:

10/11 (09 às 12h) – Auditório (SES PE) – Cerimônia de Abertura e Mostra de banners

10/11 (14 às 17h) – Auditório (SES PE) – Apresentação dos Projetos Aplicativos (Regulação e Clínica)

11/11 (09 às 17h) – Auditório (SES PE) – Apresentação dos Projetos Aplicativos (Vigilância)