Uma teleconferência que contou com a participação, em vídeo, do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, deu início na manhã desta quarta-feira (25), à rodada de Cursos de Especialização para a qualificação de profissionais do SUS em 31 regiões de saúde do País. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP) e, no Recife, foi sediada no Imip. O secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, que estava em Brasília, foi representado pela secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES, Ricarda Samara.

Em sua mensagem, o ministro Marcelo Castro deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância de parcerias como esta a fim de qualificar profissionais em torno da rede SUS. Ricarda Samara, por sua vez, fez questão de agradecer o apoio dos gestores municipais, que reconhecem a importância da formação e qualificação de profissionais para o SUS e ressaltou que Pernambuco está sendo contemplado com aproximadamente 500 especializandos. “O grande legado que os gestores de saúde deixam para o SUS é a melhoria da qualidade da Atenção à Saúde por meio da educação permanente”, afirmou.

Ainda formaram a mesa para a abertura do evento a superintendente geral do IMIP, Dra. Tereza Campos, representantes do IEP, das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco – COSEMS, Conselho Estadual de Saúde (CES), da UFPE, além de gestores públicos e participantes dos cursos.

Cursos - Os cursos serão desenvolvidos no período de novembro/2015 a novembro/2016 e estão organizados de forma a estimular a capacidade de aprender, o trabalho em equipe, a postura ética, colaborativa e compromissada com as necessidades da sociedade, além de aprofundar, de modo crítico e reflexivo, o conhecimento cientificamente produzido nas áreas de gestão, saúde e educação.

O diferencial desses cursos está na elaboração de projetos aplicativos de intervenção orientados à produção de impacto no perfil de saúde-doença das populações e na organização do cuidado, segundo territórios de saúde. Em Pernambuco diversos cursos estão sendo ofertados na I, V e VIII Regionais de Saúde - Recife, Garanhuns e Petrolina, respectivamente - de acordo com as necessidades locais. Na I Regional de Saúde serão ofertados 03 (três) cursos de especialização: Gestão da Clínica, Regulação em Saúde no SUS e Gestão da Vigilância em Saúde.

A carga horária total de cada curso será de 360 horas na modalidade semipresencial, sendo: 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância, contemplando 160 profissionais da saúde e gestores. Os especializandos foram indicados pelos gestores municipais e estadual e selecionados de acordo com o perfil de atuação nas Secretarias de Saúde, contando com o apoio dos gestores para participação efetiva em todo o curso. Também foram contemplados profissionais vinculados às Instituições Parceiras (UFPE e IMIP).

Integram a Comissão Gestora Local, responsáveis pela organização e apoio ao Sírio Libanês na I Regional de Saúde - Diretoria Geral de Educação na Saúde/SES; Escola de Governo em Saúde Pública/SES; a I Gerência Regional de Saúde/SES; o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS e Secretaria Municipal de Saúde do Recife. O IMIP e a UFPE são parceiros locais que apoiam a execução dos cursos na disponibilização de espaço e logística.