Referência na política de valorização do trabalhador, a Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) vem sendo modelo para prefeituras, secretarias de Estado e diversos núcleos de gestão. As pastas de Defesa Social, Administração, Recursos Hídricos, Trabalho e Empreendedorismo, além das prefeituras do Recife e Paulista, estão estudando como implantar o serviço, seguindo o modelo da Unidade da SES, bem como programas específicos (Grupo de Retorno Assistido e Grupo Pré-Aposentadoria) em suas unidades administrativas.
  
"Isso é um reconhecimento do nosso trabalho e da resolutividade desse processo, que vem seguindo desde 2006. Nossa rede de apoio biopsicossocial no Estado, por meio da implantação dos Núcleos de Apoio Psicossocial (Nuaps), nas Gerências Regionais de Saúde e seus hospitais, e agora nesses outros espaços, só amplia a assistência", diz a coordenadora do Qualivida – Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da SES, Fúlvia Assunção.  
 
Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) ganhará nova sede até o final deste ano. Entre as demandas da Unidade, estão: esgotamento laborativo relacionado ao ambiente de trabalho (estresse, estafa, síndrome de burnout), transtornos psíquicos e/ou comportamentais, dificuldade nas relações interpessoais, absenteísmo, doenças psicossomáticas, outras doenças não especificadas que comprometem o rendimento no trabalho, síndrome de estresse pós-traumático, ganhos secundários e assédio moral. 
3 leituras.