A Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) promoveu nesta segunda-feira (03.04) mesa redonda sobre o tema assédio moral e absenteismo (ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação). A programação contempla palestras a partir das 8h30, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi. O objetivo do encontro é a sistematização de atividades que funcionam como amortecedor do sofrimento psíquico dos servidores da Saúde, no espaço laboral, permitindo melhoria em sua qualidade de vida. 

Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) existe desde agosto de 1995, com a intenção de promover qualidade de vida ao servidor no ambiente de trabalho. A palestra Assédio Moral foi ministrada pelo médico psquiatra e professor de psicologia da Unicap, Marcus Tulio; o tema O outro lado do assédio, foi ministrada pelo psicólogo clínico, Vandeilton França; o assunto sobre Absenteismo foi abordado pelo advogado Aroldo Andrade; Aspectos Jurídicos do Assédio Moral foi abordado pelo advogado Thiago Mello.

"O evento é uma ação estratégica da Uniaps/Programa de Retorno Assistido, que dá continuidade ao processo de implantação do eixo de prevenção ao adoecimento laboral. Este evento é a quinta ação realizada para operacionalização e sistematização de atividades do eixo preventivo. O tema responde a solicitação dos próprios servidores e chefias da Secretaria Estadual de Saúde", comenta a coordenadora de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida (Qualivida), Cristina Lócio.