Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), técnicos de enfermagem e responsáveis técnicos dos hospitais municipais localizados em doze municípios pertencentes a X Gerência Regional de Saúde (X Geres), com sede em Afogados da Ingazeira, participaram nesta segunda-feira (03/06) da 1ª Oficina Pé Diabético.

O Pé Diabético é caracterizado como uma das complicações do diabetes, que pode se manifestar por meio de uma ferida nos membros inferiores agravada por uma infecção. Essa complicação, que provoca o Pé Diabético, ocorre devido aos altos níveis de glicose na corrente sanguínea do paciente.

A realização da Oficina é uma parceria entre a X Geres, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Afogados da Ingazeira e o Hospital Regional Emília Câmara (HREC), que ministram a atualização dos profissionais.

“Com essa oficina estamos levando o Programa, as orientações e o fluxo direto para a ponta, que é a assistência, junto às equipes da Unidade Básica de Saúde e de rede hospitalar presente nos municípios. Ofertando essa qualificação para os profissionais da enfermagem, podemos ter uma melhoria no manejo com o paciente de Pé Diabético”, destaca a gerente da X Geres, Mary Delanea.

Ao todo, 40 profissionais discutiram sobre fluxos assistenciais, encaminhamentos necessários para melhoria da assistência aos pacientes. Na ocasião, ainda, os participantes receberam orientações e fizeram relatos de experiências exitosas.

“Posteriormente iremos realizar essa sensibilização com os gestores municipais quanto a importância dessa qualificação dos profissionais e necessidade de coberturas adequadas para a melhor assistência ao paciente, visando o encaminhamento adequado para unidades, em especial o HREC e a UPAE, e atuando na prevenção dos casos de amputação de membro dos pacientes”, acrescentou.