A XII Gerência Regional de Saúde (XII Geres), sediada em Goiana, publica a 11ª edição de sua revista de saúde pública. A proposta desta edição é olhar para o futuro – conforme salientado na capa da publicação. Embora olhando para o futuro, os profissionais da Regional fizeram ainda uma série de matérias em retrospectiva ao ano de 2021. A edição pode ser acessada no anexo desta publicação.

“Nessa primeira edição do novo ano, vamos falar de futuro. Palavra valiosa, por vezes portadora de esperança, outras tanta carregada de medo. Muda rápido como o desenho das nuvens. Começaremos com vacinas, poucos casos, poucos óbitos. A esperança do fim da pandemia. A chegada de uma nova variante, aumento acelerado de casos, tendência de aumento dos óbitos, ainda que de forma desacelerada. E ainda teve a crescente nos casos da influenza H3N2. O futuro é tão mutante quanto o vírus que mudou nossas vidas”, destacou no editorial da revista a gerente da XII Geres, Daniele Uchôa.

A realização das Conferências de Saúde, os panoramas da Covid-19 e da vacinação contra a doença divide as páginas com informações atualizadas da variante ômicron e da H3N2, gripe que abriu o ano de 2022 trazendo grande preocupação. A edição mostra ainda como ocorreu a formação em preceptoria, conduzida pela equipe de professores da CAV/UFPE, além da formação em estratificação de risco cardiovascular para a Atenção Primária dos municípios da Regional.

A revista também faz uma homenagem à apoiadora da Regional de Saúde, Mariana Carolina Fernandes, que faleceu no último mês de janeiro.

Anexos: