Em funcionamento desde março de 2020, o Atende em Casa, projeto do Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, segue atuando para orientar, por meio do teleatendimento, usuários que apresentem qualquer tipo de sintoma gripal, seja suspeita de Covid-19 ou de influenza, e precisem de suporte especializado. O atendimento remoto evita o deslocamento desnecessário para serviços de saúde, desafogando, assim, as unidades que prestam assistência aos usuários do SUS.

Na ferramenta, que pode ser acessada por aplicativo de celular com sistema Android ou pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br, o usuário, após preenchimento de informações básicas, é direcionado para um questionário que permite a avaliação inicial do quadro de saúde a partir de perguntas sobre seus sintomas.  Em seguida, uma classificação de risco é realizada pelo sistema e, com isso, são dadas as orientações necessárias ou feito o encaminhamento para a teleorientação com um profissional de saúde, que poderá orientar para o isolamento social ou a busca por um serviço de saúde.

“O Atende em Casa está disponível para a população pernambucana há mais de um ano, sem nenhuma pausa nas teleorientações. A plataforma conta com equipe capacitada, como médicos e outros profissionais da saúde, para orientar a pessoa que apresente algum sintoma de gripe sobre a melhor conduta terapêutica a ser adotada naquele momento. Vale frisar que tanto os pacientes orientados a buscar o serviço de saúde como os usuários orientados a cumprir o isolamento domiciliar, são monitorados pela equipe do Atende em Casa até o término da doença”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Além da ferramenta, a secretária executiva de Regulação em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ricarda Samara ressalta a importância da manutenção do cuidado neste momento de aumento de casos de síndrome gripal. "Além de contar com esta importante ferramenta que é o Atende em casa, precisamos lembrar a todos que o melhor remédio ainda é a prevenção. Então, precisamos reforçar o uso da máscara, manter a higienização das mãos e, em caso de qualquer sintoma gripal, é preciso adotar o isolamento, para se resguardar e resguardar as pessoas que nós amamos. Não podemos minimizar os riscos. O cuidado, principalmente, com o uso da máscara, salva vidas", disse.

A teleorientação busca acolher o usuário em sua experiência de adoecimento, confirmar as condições e sintomas referidos no questionário e orientar sobre os cuidados necessários a cada classificação de risco. O Atende em Casa também conta com o teleacolhimento, serviço de apoio emocional para a população com sintomas gripais que apresenta sofrimento psíquico pelo isolamento domiciliar ou pela própria doença.

Atualmente, o Atende em Casa está disponível para 146 municípios pernambucanos que fizeram adesão à ferramenta. Também é possível agendar a testagem para detecção da Covid-19 com dia, hora e local pré-determinados.

DADOS - Desde a implementação, em 26/03/2020, já foram atendidos mais de 248,6 mil pessoas. Deste total, 149,8 mil foram orientadas a cumprir isolamento domiciliar, 47,6 foram encaminhados ao serviço de saúde e outros 14,9 mil receberam orientação para cumprir o distanciamento social.

O Atende em Casa tem registrado aumento da demanda, principalmente nos últimos dias. Somente de 20/12 a 22/12, foram 639 atendimentos.

De 22/11 a 28/11, foram 241 atendimentos. No período de 29/11 a 05/12 foram 327 atendimentos. De 06/12 a 12/12 foram 271 atendimentos. Já de 13/12 a 19/12 foram 321 atendimentos.

Foto: Miva Filho / SES-PE