A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Secretaria Executiva de Regulação (Seres), promove, ao longo desta quarta-feira (19/06), um novo mutirão de cirurgias beneficiando pacientes pediátricos. Os procedimentos, nas áreas de Cirurgia Geral e Urologia, incluem cirurgias de hérnia e postectomia (fimose), e estão sendo realizados no Max Day Hospital, unidade de saúde credenciada junto à SES-PE, localizado no bairro do Pina.

A ação é integrada ao Programa Cuida PE, iniciativa do Governo de Pernambuco lançada em 2023 e focada na redução de filas de espera por procedimentos eletivos, incluindo cirurgias, consultas e exames em todo o território estadual. Todos os pacientes de hoje (19/06), que são de municípios da área de abrangência da I Gerência Regional de Saúde (Geres), foram transportados de seus municípios para o Recife pelas vans do programa, entregues recentemente a todas as Regionais de Saúde do Estado.

De acordo com a gerente de Regulação de Cirurgias Eletivas, Simonelly Vilela, este é o primeiro mutirão focado em cirurgias pediátricas. Ao longo do mês de junho, um novo mutirão com este perfil será promovido, beneficiando também crianças da área de abrangência da II Geres, que inclui cidades da Zona da Mata Norte e Agreste. “A ação é mais uma execução do Cuida PE, alcançando novos públicos e mais pessoas. São cirurgias em que os pacientes iniciam os procedimentos logo no começo do dia e são liberados ao final do dia”, explica.

Regulação — Os pacientes beneficiados são contatados para passar pelas cirurgias, que são reguladas pela Secretaria Estadual de Saúde, que consulta o sistema de fila de espera junto aos municípios e unidades de saúde do Estado.