Em mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco na descentralização da assistência oftalmológica à população, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (23/07), uma unidade especializada em oftalmologia no município de Garanhuns, no Agreste do Estado. O equipamento, que foi visitado nesta manhã pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, contará com atendimentos ambulatoriais, com consultórios equipados e exames de alta tecnologia à disposição, centro cirúrgico moderno para realização de procedimentos que necessitarem de intervenção, além de um serviço de urgência e emergência oftalmológica 24 horas por dia, sete dias por semana. Ao todo, cerca de R$ 3,5 milhões serão investidos para custeio do serviço.

Com investimento privado total na ordem de R$ 5 milhões para a montagem do serviço, a Oftalmo PE foi concebida para atender a demanda reprimida das 2ª e 3ª macrorregiões de Saúde e deve beneficiar a população de mais de 100 cidades pernambucanas do Agreste e Sertão. O serviço funcionará por meio de contratualização entre a SES e o Instituto Brasil de Saúde Policlínica, prestador responsável pela gestão da unidade.

O serviço terá capacidade de realizar, mensalmente, mais de 5 mil consultas, 1,1 mil cirurgias, além de 35 mil procedimentos diagnósticos. Para atender a demanda, mais de 30 profissionais atuarão na unidade, entre médicos oftalmologistas e anestesiologistas, enfermeiros, assistentes sociais e farmacêutico.

“A descentralização dos serviços de oftalmologia para o interior do Estado é uma das prioridades da gestão da Secretaria Estadual de Saúde determinadas pelo governador Paulo Câmara. Esse serviço, que é um serviço particular, com investimento na ordem de mais de 5 milhões, está sendo credenciado para atender 100% a pacientes do Sistema Único de Saúde aqui na cidade de Garanhuns, mas para atender toda a V Gerência Regional de Saúde e também toda a 2ª e 3ª macrorregiões de Saúde. Essa unidade vai fazer atendimentos de consultas, exames e cirurgias e também fazer o acompanhamento daqueles pacientes que têm glaucoma. São milhares de procedimentos, entre cirurgias, consultas e exames, todos os meses, para a população dessa região.” ressaltou o secretário André Longo.

Para ser atendido na unidade, que será voltada exclusivamente para a rede SUS, o paciente deverá procurar o setor de regulação da Secretaria de Saúde do município de residência, que fará o agendamento das consultas através da Central Estadual de Regulação Ambulatorial.

ASSISTÊNCIA - É importante destacar que o interior do Estado também conta com assistência oftalmológica, por meio das Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) de Garanhuns, Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim e Limoeiro. Nas UPAEs, as consultas também são agendadas pelos municípios, por meio da Regulação Ambulatorial do Estado. Pernambuco ainda contratualiza serviços com o Instituto de Olhos do Recife (IOR), Serviço Oftalmológico de Pernambuco (Seope), Hospital de Olhos Santa Luzia e Fundação Altino Ventura (FAV).

Também como parte do processo de qualificação do serviço oftalmológico em Pernambuco, a SES-PE realizou, no segundo semestre de 2019, um mutirão de cirurgias de catarata em oito serviços na capital e interior do Estado. Mais de 2 mil cirurgias foram realizadas no Seope, IOR, FAV, Santa Luzia e Hospital das Clínicas (HC), além das UPAEs de Garanhuns, Petrolina e Caruaru.

A Secretaria também vem investindo na capacitação dos médicos da Atenção Primária, que são os serviços ofertados pelos municípios, e da rede de emergência para o acolhimento da população com queixas oculares, visando, principalmente, a resolução do caso no próprio território.

Foto: Miva Filho / SES-PE