Desde o início da pandemia da Covid-19, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem qualificado e ampliado a rede de assistência para os pacientes acometidos pela doença, no maior esforço sanitário e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos da história da saúde pública do Estado. Nesta quinta-feira (03/06), a rede estadual atingiu a marca de 3.017 leitos dedicados aos pacientes com o novo coronavírus, sendo 1.760 de UTI e 1.257 de enfermaria.

Nos últimos dias, a assistência à população pernambucana foi reforçada com a abertura de 65 vagas de UTI e 30 de enfermaria. Do total, 40 leitos de terapia intensiva foram disponibilizados no Agreste (20 no Hospital Mestre Vitalino; 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros; e 10 no Perpétuo Socorro, em Garanhuns) e 20 no Sertão (10 no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada; e 10 pediátricos no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina). Além disso, foram contratualizados pelo Governo de Pernambuco e disponibilizados na Central de Regulação 20 leitos de enfermaria da rede municipal de Paudalho, na Mata Norte, e cinco de UTI e 10 de enfermaria da rede municipal de Barreiros, na Mata Sul. A interiorização da assistência ratifica o compromisso do Governo de Pernambuco de levar a assistência especializada a todas as regiões do Estado.

"Já temos a maior rede de terapia intensiva do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que tem sido fundamental para salvar vidas e refletem nos indicadores de Pernambuco, que tem a segunda menor taxa de mortalidade pela Covid-19 em 2021 entre todos os estados brasileiros e bem abaixo da média nacional. Ressalto que continuamos trabalhando diuturnamente para garantir a assistência à população pernambucana, abrindo leitos e dando suporte aos municípios, mesmo com todas as dificuldades que já começamos a enfrentar, de recursos humanos e fornecimento de insumos, já que estamos próximos ao limite da rede. Mas sabemos que essas ações sozinhas não resolvem a situação, tampouco vão diminuir o sofrimento de diversas famílias em todo o Estado. Precisamos evitar novas contaminações e perdas de vidas e isto só será possível se cada um tomar consciência da gravidade do momento", disse o secretário André Longo.

Pernambuco possui, hoje, o 6º maior quantitativo de leitos de UTI para a Covid-19 do Brasil. Com cerca de 1.700 vagas de terapia intensiva e uma proporção de 17,7 vagas por cada 100 mil habitantes, o Estado tem a maior rede pública para a doença entre os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Foto: Aluísio Moreira / SEI