O Centro de Convenções de Pernambuco recebe, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/08), o I Fórum Pernambucano de Regulação Assistencial e Auditoria do SUS. A solenidade de abertura do evento, no Teatro Tabocas, contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, da secretária executiva de Regulação em Saúde da SES, Ana Lúcia Ávila e de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde (CES) e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), o encontro contará com a participação de profissionais de unidades de saúde do Estado, Gerências Regionais de Saúde, secretarias municipais de saúde, conselhos estadual e municipal de saúde, além de órgãos como a Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Promotoria de Justiça.

Com o tema principal Auditoria e Regulação no SUS: solução ou problema, o Fórum contará com uma série de debates temáticos, como Central Interestadual de Leitos, Central de Transplantes, Regulação de Urgência e Emergência, a Judicialização do processo de Regulação e Auditoria e o Sistema Nacional de Auditoria.

De acordo com a secretária Ana Maria Albuquerque, o maior objetivo da regulação é melhorar o acesso dos usuários do SUS às unidades de saúde. Para isso, é necessária uma "tecnologia que facilite a procura na rede, no menor tempo possível e otimizando os recursos, de acordo com a estrutura da unidade, o grau de complexidade", afirma a secretária, que conclui: "o usuário precisa ser atendido no momento certo e no lugar certo".

ATIVIDADES - “Esse é um evento inedito para Pernambuco e uma oportunidade única para discutir as principais questões ligadas à Auditoria e Regulação no SUS, pois conseguimos reunir todos os atores envolvidos nos processos com que trabalhamos diariamente. Além de representantes das esferas municipais, estaduais e federais, contaremos com representantes de entidades jurídicas, o que nos dará diversos olhares sobre a situação”, explica a secretária executiva de Regulação em Saúde, Ana Lúcia Ávila.

O evento também será palco para a troca de experiências bem sucedidas em ambas as áreas. Por isso, fora convidados profissionais de Regulação e Auditoria de diversos estados, como Amazonas, Bahia, Ceará e Belo Horizonte. A expectativa é que cerca de 700 pessoas participem dos dois dias do evento.