A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) abriu 15 novos leitos de retaguarda em enfermaria cirúrgica vascular, no final do mês de fevereiro, no Hospital Vale do Una (HVU), em Palmares. As vagas ampliam o acesso e qualificam a assistência à saúde no interior, reforçando a  linha de cuidado na rede de urgência e emergência.

Os leitos irão receber por mês, de 40 a 50 pacientes com necessidade de cirurgia vascular na I macrorregião de saúde que possui 72 municípios, buscando melhorar o fluxo presente nos grandes hospitais da capital. A unidade hospitalar realiza procedimentos cirúrgicos vasculares em pacientes com úlcera venosa, pé diabético, necroses e lesões em sacra, que ocorre em doentes acamados por longos períodos. 

O credenciamento geral de leitos de enfermaria cirúrgica vascular abrange, neste primeiro momento, serviços de saúde dos municípios da I Macrorregião, que engloba as I, II, III e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres). 

A diretora geral do Hospital Vale do Una (HVU), Juliana Lima, explica que espera, com o contrato, ajudar na descentralização da rede estadual. “Os leitos irão absorver um pouco da demanda excedente de pacientes que estão aguardando cirurgias e reduzindo o tempo de espera para os procedimentos”, destaca Juliana Falcão.