Com a finalidade de discutir os processos de trabalho de regulação do acesso ambulatorial aos serviços de saúde sob gestão estadual, a VIII Geres, com sede em Petrolina, no Sertão pernambucano, realizou na manhã desta quinta-feira (08.02), uma reunião do Colegiado de Regulação. O evento contou com a participação dos reguladores dos municípios da região e das unidades descentralizadas do município de Petrolina.

No encontro, foram discutidos as atribuições dos reguladores e os processos de trabalho como: monitoramento e avaliação do acesso ambulatorial, dificuldades de agendamentos, itens de agendamentos válidos, fila de espera, especialidades ofertadas pelas unidades de referências de Recife, Hospital Memorial de Petrolina, UPAE e HDM, fluxo de acesso ao ambulatório de referência para microcefalia/SCZv, entre outros. 

O encontro foi realizado de forma dinâmica, utilizando a metodologia ativa - uma estratégia significativa aplicada aos saberes construídos no contexto da prática - buscando a melhoria e a qualidade do acesso dos usuários do SUS aos serviços, promovendo a equidade e a integralidade da assistência. "É muito bom reunir a equipe e trocar experiências. Este encontro serve também para melhorar nossas práticas de regulação", ressalta o coordenador da Central de Regulação do Município de Petrolina, Glauber Ferreira. A VIII Região de Saúde integra os municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.