Referência no interior de Pernambuco, o Banco de Leite Humano (BHL) do Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), localizado em Caruaru, no Agreste pernambucano, tem papel fundamental no atendimento a recém-nascidos da unidade que sejam prematuros de baixo peso, com problemas gastrointestinais ou com outras indicações a critério da equipe médica.

Diante da importância de conscientização do tema e para ampliar o número de doações, no dia 19 de maio é vivenciado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Este ano, o tema da campanha é “Doe leite materno: vida em cada gota recebida”.

A técnica de enfermagem Mychellane da Silva Tavares é uma das atuais doadoras do Banco de Leite do HRJN. Ela tem um filho de quase dois meses e precisou passar um tempo com o recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma unidade particular. Ela já sabia da importância da amamentação e hoje leva leite materno para outras crianças. “Eu não só penso no meu filho, penso em outras crianças, nas outras mães que estão com os filhos internados. O leite materno é vida, ele realça a criança, revive. Eu tenho orgulho de doar”, reforçou a técnica.

De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer quantidade de leite pode ajudar. “Até mesmo 1ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, a depender do peso. O pote de vidro não precisa estar cheio para ser trazido ao Banco de Leite”, explicou o coordenador do BHL do Jesus Nazareno, Yago Menezes.

O coordenador reforça ainda que o leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. “As doações são destinadas aos que estão internos aqui, nós também orientamos aquelas mães que estão com alguma dificuldade de amamentar seus filhos”, pontuou Yago.

Também é possível contribuir doando frascos de vidro com tampa rosqueável de plástico - como os de café solúvel ou maionese. É importante que eles tenham essas características.

O Hospital Regional Jesus Nazareno fica localizado na Rua Ana Maria da Silva Brasileirinho, sem número, Maurício de Nassau. O telefone do Banco de Leite Humano é o (81) 3719-9338.

Para doar leite humano - Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBBLH) qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação.