No mês de abril, a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), participou de forma remota, a primeira reunião de mobilização com os municípios da II macrorregião de Saúde de Pernambuco para reafirmar todas as etapas da 4 ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (CEGTES), uma ação do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES).

Este ano o tema escolhido para a 4ª CEGTES foi “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o desenvolvimento: Pernambuco fazendo o SUS acontecer. Os encontros com os Conselhos Municipais de Saúde é uma ação do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CESPE).

Durante o diálogo com os participantes, Célia Borges, diretora da ESPPE, apresentou um breve diálogo sobre as edições anteriores das Conferências nacionais da área, citando a 1ª Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde, realizada em 1986, que teve como tema central a “Política de Recursos Humanos Rumo à Reforma Sanitária“, a 2ª Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde aconteceu em 1993, com o tema “Os desafios éticos frente às necessidades no setor saúde” e a 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi realizada em 2006, com o tema “Trabalhadores de saúde e a saúde de todos os brasileiros: práticas de trabalho, de gestão, de formação e de participação”, buscando ressaltar a importância da realização de Conferências de saúde, por ser um espaço democrático de construção que legitima uma participação. Além da diretora, também esteve presente a Coordenadora de Educação Permanente da Escola, Emmanuelly Lemos.