O Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), no município de Salgueiro, vem se tornando referência na área de obstetrícia, no Sertão Central pernambucano. No último mês de maio foram realizados 235 partos na unidade, até então o maior registro de 2023. A Direção do HRIS e a Coordenação de Obstetrícia relacionam o crescimento expressivo de partos à habilitação da maternidade para alta complexidade, proporcionando maior resolutividade das gestações de alto risco e de risco habitual.

A equipe do hospital tem ofertado atendimento aos sete municípios que abrangem a região da VII Gerência Regional de Saúde (GERES), composta pelas cidades de Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante, referenciadas pela Central de Leitos. O esforço, sempre, é garantir um atendimento de qualidade para todas as gestantes.

“A maternidade de alto risco tem se tornado nosso carro chefe na unidade, pois agora as gestantes classificadas como alto risco são acompanhadas na nossa unidade, sem a necessidade de sair do Sertão Central para parir na capital ou em Petrolina. Veio em boa hora essa habilitação para dar qualidade de vida e dignidade para a nossa gente. Nossa eterna gratidão a Governadora Raquel Lyra e a secretária de Saúde Dra Zilda Cavalcanti”, destaca Allain Carvalho, diretor geral do Hospital Regional Inácio de Sá.

Sobre o HRIS:

O Inácio de Sá é um hospital regional da rede estadual de saúde, localizado no município de Salgueiro, no Sertão Central pernambucano. Inaugurado em 1991, durante a gestão do Governador Carlos Wilson Campos, o HRIS tem recebido melhorias ao longo dos anos e, nos dias atuais, dispõe de uma estrutura de alta complexidade hospitalar para atendimento da população da região.