A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) recebeu, durante o 28º Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (Conbran), nesta quinta-feira (23/05), em São Paulo (SP), a premiação pelo trabalho de diagnóstico sobre como se organizam as coordenações de nutrição dos municípios pernambucanos, executado durante o ano de 2023. A iniciativa estadual foi uma das 10 experiências selecionadas, em janeiro deste ano, por uma comissão técnica da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde (MS) e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Durante a cerimônia de entrega da placa de reconhecimento, a SES-PE foi representada pela coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Vilma Ramos, que ressalta o pioneirismo do trabalho. “Nós mapeamos a implementação das políticas públicas de alimentação e nutrição nos municípios do estado para melhorar o apoio às coordenações municipais na execução de suas ações e potencializar o monitoramento dos programas de alimentação e nutrição que beneficiam a população”, destaca.

A iniciativa da gestão estadual passou por três etapas de avaliação, concorrendo com outras 170 experiências do Brasil e ficou entre as selecionadas para receber a premiação. O trabalho de diagnóstico estará disponível uma publicação em e-book, que será publicado ainda neste ano, como modelo de estratégia de aprimoramento de gestão.