O I Fórum Perinatal da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) foi realizado, nesta quarta-feira (07/06), no auditório da SES-PE, no Bongi, com o tema “Estratificação de risco e Classificação de Robson como ferramentas na assistência às gestantes”. A Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, junto com o Grupo Condutor Estadual Rede Cegonha, idealizou o evento, a partir da necessidade de implantar estratégias para atingir os objetivos sustentáveis de redução da mortalidade materna e infantil, em Pernambuco.

A mesa foi composta por Zilda Cavalcanti (secretária de saúde de Pernambuco), Raquel Lustosa (Comitê Estadual do Estudo da Mortalidade Materna), Verônica Cisneiros (secretária executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária), Maria Luiza Menezes (conselheira do CREMEPE - Conselho Regional de Medicina de Pernambuco), Nara Araújo (Câmara Técnica da Saúde da Mulher do COREN - Conselho Regional de Enfermagem) e Lilian Parra (diretora do SIMEPE - Sindicato dos Médicos de Pernambuco) .

Como palestrantes, foram convidadas a enfermeira obstetra Aline Carvalho, a médica ginecologista Gabriela Melo e a enfermeira Celivane Barbosa, com a moderação da médica ginecologista e obstetra Cleonúsia Vasconcelos, gerente de Atenção à Saúde da Mulher de Pernambuco.

“Estamos aqui, mulheres, nos capacitando, para cuidar de mulheres. Esse comitê é composto por uma série de pessoas que fortalece, cada vez mais, com sua individualidade, esse trabalho de enorme importância”, exaltou a secretária de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

O Fórum Perinatal é uma estratégia de articulação da rede de serviços de atenção obstétrica e neonatal voltada à qualificação do cuidado em saúde e da atenção integral, constituindo em um espaço plural, onde se firmam acordos éticos entre Estado, municípios, setores estratégicos da rede de serviços, instituições formadoras, conselhos de saúde, conselhos profissionais e sociedade civil para promoção da saúde e qualidade do cuidado materno e perinatal.