Em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado no dia 06 de junho, e visando ressaltar a importância da Triagem Neonatal Biológica, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco(SES-PE) promove um evento online, nesta quinta-feira (06/06), para ampliar o debate relacionado à linha de cuidado que envolve o exame em Pernambuco.

O Teste do Pezinho é realizado  no recém-nascido com objetivo de detectar complicações graves, incluindo diversos distúrbios metabólicos e hormonais que são assintomáticos no nascimento, mas podem trazer riscos caso não sejam diagnosticados e tratados precocemente. O período ideal para coleta,recomendado pelo Ministério da Saúde, é entre o 3º e o 5º dia de vida, permitindo o diagnóstico e o início do tratamento em tempo oportuno, diminuindo o risco de sequelas e até mesmo a mortalidade gerada pelas mesmas.

A Triagem Neonatal Biológica foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2001, que instituiu o Programa Nacional de Triagem Neonatal. Desde então, a Coordenação Estadual do programa foi designada às Secretarias Estaduais de Saúde, ficando a cargo desta articulação, monitoramento e organização da linha de cuidado no nível local.

Em Pernambuco, o exame é oferecido em todos os municípios, com capacidade de detectar até 06 doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN): fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Atualmente o estado encontra-se na etapa de implantação da Triagem Neonatal para Toxoplasmose Congênita, com perspectiva de incorporação efetiva ainda neste semestre.

A técnica estadual da Triagem Neonatal Biológica, Rafaely Costa, reforça a necessidade de não negligenciar a realização do teste. “O exame é, atualmente, um dos instrumentos mais importantes para detectar precocemente doenças graves em recém-nascidos”, pontuou. Em 2023, a cobertura chegou em 74,49%.

De acordo com ela, o evento realizado pela SES-PE é uma oportunidade de ampliar o conhecimento e atualizar ainda mais os profissionais que compõem a Triagem Neonatal Biológica no estado, incluindo profissionais dos Ambulatórios de Referência, apoiadores regionais e municipais, profissionais da Atenção Primária à Saúde e Espaços Mãe Coruja, bem como outros atores estratégicos de interesse para a linha de cuidado. No espaço serão discutidos avanços, potencialidades e novidades nos fluxos do Programa de Triagem Neonatal.

Serviços:

Data: 06 de junho de 2023