Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) participam, desta segunda (27/10) até a sexta-feira (31/10), da 14º Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento, criado em 2001 e promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, tem como principal objetivo difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a saúde pública, por meio da Mostra Competitiva. Por meio de painéis e mesas redondas, são promovidos debates de cunho técnico-científicos relevantes para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde.
 
Da SES/PE, dois trabalhos estão concorrendo a prêmios. Um deles é o da enfermeira e especialista em gestão Aline Jerônimo, da Vigilância em Saúde da IX Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Ouricuri. Com o título “Aprimoramento da vigilância do óbito em âmbito municipal e regional: estratégias utilizadas pela IX Região de Saúde do Estado de Pernambuco”, o trabalho mostra a mobilização para que os 11 municípios da Regional aprimorassem a vigilância dos óbitos fetais, infantis e maternos. Segundo a enfermeira, foram instituídos grupos técnicos de discussão sobre mortalidade nos 11 municípios, além de ter sido realizado um seminário regional para instrumentalizar os gestores e técnicos. “Estamos aumentando a cobertura das investigações para que possamos evitar futuros óbitos”, afirma Aline. 
 
Outra a concorrer prêmio é a enfermeira sanitarista e assessora técnica do Programa Sanar Eline Mendonça, que apresenta o trabalho “A integração da vigilância e atenção básica em saúde reorientando práticas para atenção integral aos portadores de tuberculose e hanseníase no Estado de Pernambuco”. “Trata-se dos resultados das ações estratégicas desenvolvidas pelo Programa Sanar para enfrentamento da tuberculose e hanseníase em 59 municípios prioritários. A atividade nos municípios incluiu assessoramento técnico e diagnóstico situacional das ações de vigilância e controle dessas doenças com as Equipes de Saúde da Família (ESF); orientação e resolução de entraves no processo de trabalho; ajustes nas informações das fichas epidemiológicas; oficina de pactuação com técnicos e gestão, e monitoramento das metas pactuadas”, diz Eline, que é mestranda em Avaliação em Saúde pelo Imip.
Já a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da SES, Marcela Abath, leva um artigo concorrendo a prêmio pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fundação Oswaldo Cruz). Com o tema “Tendência de mortalidade por acidentes de motocicletas no estado de PE no período 1998-2009”, analisando os casos por ano, sexo e locais de ocorrência. Em 2012 e 2013, duas experiências bem sucedidas saíram vitoriosas da premiação, na área de controle e prevenção da hanseníase e leishmaniose (2012) e controle da tuberculose em populações vulneráveis (2013). Ambos venceram por votação popular. 
Durante a Expoepi, ainda será apresentado o pôster Estratégias prioritárias para o enfrentamento da esquistossomose em Pernambuco, pela técnica da secretaria-executiva de Vigilância em Saúde Cassandra Costa. O trabalho esteve entre os melhores na área de doenças negligenciadas. 
Conteúdo Relacionado