Após queda sustentada na procura por testes de Covid-19 e uma tendência contínua de redução nos indicadores do novo coronavírus, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) dá início ao processo de desmobilização gradual dos centros e postos de testagem sob gestão estadual. Com uma redução significativa nos atendimentos, o serviço localizado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no bairro da Imbiribeira, será encerrado nesta segunda-feira (11/04). O centro apresentou uma redução de 88% na realização de testes entre os meses de janeiro e março deste ano. Enquanto em janeiro foram feitos 33.265 exames; em fevereiro foram 15.282; e em março apenas 3.936 testes.

"Seguimos monitorando a situação epidemiológica do Estado e toda decisão passa por avaliações técnicas. A ampliação constante no acesso aos exames para detecção da Covid-19 sempre foi uma das estratégias do Governo de Pernambuco para o controle da pandemia e para a identificação de novos casos, sobretudo, com o surgimento das variantes. No entanto, outras ações, como a distribuição de exames rápidos de antígeno aos municípios pernambucanos, por meio do Programa TestaPE; a abertura de pontos geridos pelas prefeituras; o avanço da vacinação em diversos grupos etários e a melhora na situação epidemiológica do Estado, contribuem para a diminuição crescente na procura por testes nos centros," explica o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Na última segunda-feira (04/04), o centro de testagem instalado no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, também foi desmobilizado. Até o final de abril, a programação de desmobilização segue com o Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem, e com o Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista, que encerram suas atividades, nos dias 25 e 30 de abril, respectivamente. Os dois centros também apresentaram redução na procura de testagem entre janeiro e março deste ano, sendo 92% nos exames realizados no Cefospe (janeiro foram feitos 10.347 exames; em fevereiro foram 4.540 ; e em março apenas 762 testes) e 79% no Parque Dona Lindu, que teve suas atividades iniciadas no final de janeiro deste ano (em fevereiro foram realizados 10.242 exames e em março apenas 2.128 testes).

Continuam em funcionamento quatro postos estaduais de testagem: Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista - por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e Secretaria de Educação do Estado, no bairro da Várzea -  de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

"Importante ressaltar que a população poderá procurar os outros quatro centros estaduais que continuam em funcionamento, além de todos os serviços geridos pelos municípios, que estão sendo regularmente abastecidos pelo Governo do Estado com testes rápidos de antígeno para garantir a vigilância da Covid-19 em Pernambuco. Além disso, estamos vivenciando um cenário epidemiológico diferente do que foi visto no final do ano passado e início deste ano, com a alta procura por exames devido à epidemia de influenza em Pernambuco e o impacto da H3N2, provocada pela variante Darwin", pontua a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.

Foto: Miva Filho/SES-PE