Anualmente, o mês de abril reúne ações voltadas à prevenção do adoecimento relacionado ao trabalho. O chamado Abril Verde se refere ao 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho e em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Este ano o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual elegeu os trabalhadores por aplicativo como grupo prioritário para essas ações. Este grupo, além de ser considerado uma categoria vulnerável e desprotegida socialmente, também está exposto a maior ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

As atividades alusivas à data serão realizadas entre os dias 25 e 28 de abril, em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sexta Região (Getrin 6). O Getrin 6 é coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) e reúne diversas instituições na execução de projetos voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas pra  saúde e segurança no trabalho, tais como a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/PE), o Ministério Público do Trabalho (MPT/PE), o Cerest Regional Recife, dentre outros.

Nesta segunda-feira (25/04), a ação ocorreu na praça Jornalista Francisco Pessoa de Queiroz, no bairro Parnamirim, das 10h às 14h. Foi feita abordagem dos trabalhadores com aplicação de questionário para diagnóstico das condições de trabalho e saúde; orientações sobre acesso a rede de saúde e adoecimento relacionado ao trabalho; e distribuição de kits contendo camisas, bonés, adesivos, squeeze, cartilhas e panfletos.

Já na terça-feira (26/04), haverá uma discussão virtual sobre a saúde dos trabalhadores por aplicativos, por meio da página do Getrin no youtube (youtube.com/Getrin6PE), das 15h às 18h. As inscrições devem ser realizadas pelo https://www.sympla.com.br/a-saude-dos-trabalhadores-por-aplicativo__1553755

Na quarta-feira (27/04), a abordagem dos trabalhadores ocorre no estacionamento do Shopping Recife, das 10h às 14h. Na quinta-feira (28/04), encerrando a programação de atividades, ocorre o Cine debate com o documentário "Vidas entregues", um encontro virtual através da página do Getrin no youtube (youtube.com/Getrin6PE), das 15h às 18h.

Também estão previstas iniciativas como o cadastramento de trabalhadores por aplicativo, visando um diagnóstico preliminar das condições de saúde e trabalho deste público; distribuição de equipamentos de proteção individual; e ações educação em saúde, com discussão sobre temas estratégicos para este público. Neste último eixo será distribuída uma série de cartilhas que foram elaboradas especificamente para a ação, com os temas: onde encontrar apoio na rede de saúde; prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho; orientações para o trânsito seguro e direitos destes trabalhadores.