Além da realização dos testes pelas equipes estaduais, em centros fixos ou postos volantes, o TestaPE também tem, como um dos seus eixos, a parceria com o setor privado e instituições do terceiro setor para a testagem em massa da população. E, para levar os exames a locais de grande circulação, o Programa disponibilizará 10 mil testes rápidos de antígeno para reforçar a vigilância do novo coronavírus durante a realização das competições de futebol que ocorrem no território pernambucano a partir deste sábado (22/01) - Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste.

Na parceria, caberá aos clubes organizar a logística para a realização dos exames nos estádios, assim como a responsabilidade técnica, tanto pelos profissionais de saúde habilitados, como a inserção de dados nos sistemas de informação.  

Os novos protocolos do Plano de Convivência com a Covid-19, que estão vigentes até o dia 31/01, determinam a capacidade máxima de 3 mil torcedores nos estádios dos Alflitos, Arruda, Ilha do Retiro e Arena de Pernambuco, e de 50% da capacidade nos estádios com capacidade abaixo de 6 mil lugares. Além disso, será exigido passaporte vacinal, com a comprovação das duas doses, e um teste negativo para Covid-19 feito com 24 horas de antecedência para exames de antígeno e de 72 horas para exames de RT-PCR.

"É fundamental que, com a presença de torcida nos jogos de futebol, Pernambuco teste o máximo as pessoas que estão circulando nesses eventos, mesmo que estejam com a capacidade reduzida. Sabemos que a testagem é fundamental para o monitoramento do vírus, especialmente, com a presença da variante ômicron. Testar é uma das iniciativas fundamentais no enfrentamento à pandemia", explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael.

Centros de Testagem - Atualmente, Pernambuco conta com seis centros de testagem geridos pela SES-PE, que oferecem exames rápidos de antígeno. São eles: Cefospe, na Boa Vista (funciona por agendamento pelo Atende em Casa, de domingo a domingo, das 8h às 17h); Seduc, na Várzea (funciona por agendamento pelo Atende em Casa ou por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 17h); Geraldão, na Imbiribeira (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h), além dos pontos no TIP, na Várzea (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h); Fusam, no bairro da Boa Vista (funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h) e Aeroporto, na Imbiribeira (que funciona por demanda espontânea, exclusivo para passageiros em desembarque e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h).