Nada se perde, tudo se cozinha. Esse é o mote da ação que será realizada nesta quarta-feira, 31, no Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), em comemoração ao Dia do Nutricionista. Para alertar sobre a importância do reaproveitamento de alimentos, o setor de Nutrição da unidade elaborou cardápios especiais que serão servidos no almoço e na ceia dos funcionários, utilizando cascas de frutas e de legumes. 

O reprocessamento de alimentos já é uma rotina nas refeições servidas para os colaboradores do HMA. A sopa da casca de legumes foi introduzida no cardápio e vem sendo bem aceita: “nós já realizamos um trabalho interno de reaproveitamento dos alimentos, com a utilização de cascas, fazendo com que tenhamos um índice bem baixo de desperdício de resíduo alimentar. A ideia agora é introduzir outras partes dos alimentos para a construção de novos pratos”, explica Leilane Sales, coordenadora de Nutrição do HMA. 

O cardápio do almoço desta quarta-feira inclui ensopado de melancia, com a entrecasca (parte branca) da fruta. Na ceia, o destaque é a sopa de creme de casca de legumes com guisadinho. Ambos os pratos são ricos em fibras e antioxidantes, como polifenóis, vitaminas e minerais. Ainda serão servidos espetinhos de frutas, chá e bolo de cenoura como sobremesa. 

Parte dos legumes e ervas usadas no preparo das refeições, tanto de pacientes quanto acompanhantes e funcionários, é colhida na horta do hospital, erguida desde o final do ano passado. Com os alimentos produzidos na horta, é possível oferecer sucos e chás regularmente, além de produzir refeições em períodos sazonais, a exemplo de milho e macaxeira.