O ano fecha com saldo positivo nos números e indicadores da Secretaria Estadual de Saúde, consolidados na publicação Balanço de Gestão 2013 (baixe AQUI  a versão online). Pelo sétimo ano consecutivo, Pernambuco cumpriu com folga a Emenda Constitucional 29, que obriga os estados brasileiros a destinarem 12% das receitas próprias no setor. Mesmo com números ainda sujeitos a alterações, o Estado termina o ano com 15,8% de seu orçamento aplicado na construção, reforma e custeio da sua rede de por 33 hospitais, 15 UPAs, 3 UPAEs e 27 Farmácias de Pernambuco, além de laboratórios, hemocentros e diversos programas.

Os investimentos, descontando-se o custeio e folha, somam mais de 197 milhões (de um orçamento total de R$ 4,2 bilhões, R$ 1 bilhão a mais que em 2012) e serviram para reforma e compra de equipamentos, possibilitando a abertura de 322 leitos (sendo 30 de UTI e 292 em enfermarias); construção de 15 UPAs de Especialidades (destas, três já foram inauguradas, em Petrolina, Garanhuns e Arcoverde) e dos hospitais Mestre Vitalino e da Mulher (ficam prontos em 2014); reconstrução dos hospitais de Barreiros, Água Preta e Jaqueira, destruídos pelas enchentes de 2010, e reformas em toda a rede de hospitais, como Restauração (novas emergências em obra), Barão de Lucena (novo ambulatório e emergência), Regional do Agreste (mais 70 leitos de ortopedia), Getúlio Vargas (está dobrando sua emergência), Otávio de Freitas (ganhou 10 leitos de UTI), Agamenon Magalhães (está ampliando sua emergência cardiológica) e Hospital do Câncer (inaugura bloco anexo ano que vem).

Um destaque foi a ampliação do Samu. Em 2012, o serviço contava com 105 ambulâncias e 39 municípios possuíam cobertura do programa. Atualmente, são 175 (crescimento de 169%) ambulâncias e 105 (aumento de 66%) cidades assistidas pelo serviço. Em 2014, Pernambuco terá Samu em todo o seu território. No controle de doenças negligenciadas, devido à redução da incidência do tracoma e fliariose, o programa Sanar foi vencedor de dois importantes prêmios nacionais em 2013: o Expoepi, concedido pelo governo federal, e o Prêmio Saúde da Editora Abril. Nos transplantes, com 1362 procedimentos no ano, o Estado se destacou nacionalmente, tornando-se o 2º centro transplantador de medula óssea (atrás apenas de São Paulo) e o 3º em coração e córnea.

“Foi um ano de muito trabalho, e que marca a entrada de novos equipamentos de saúde, caso das UPAEs, a consolidação das UPAs, que somaram mais de 1,7 milhão de atendimentos em 2013, a abertura de leitos e também de preparação para a inauguração de grandes obras, que é o Mestre Vitalino e Hospital da Mulher, ambos em Caruaru, além de mais 11 UPAs de Especialidades. A dengue teve uma incidência 87% menor que em 2012 e a mortalidade infantil continua caindo, de 21,3 (em 2007)  para 15,7 (atualmente)”, avalia o secretário Antonio Carlos Figueira.

PROJETO – Com 40 páginas, o Balanço de Gestão 2013 está na sua sexta edição – a primeira foi lançada em 2008, cobrindo também o ano anterior. Para este ano, a ideia foi de um projeto com textos mais curtos e farta utilização de infográficos e imagens. “A cada ano, tentamos tornar o produto mais atrativo e de fácil consulta, de forma que a informação procurada seja logo encontrada. E que, no rápido folhar de páginas, a gestão possa ser visualizada, em suas ações de maior impacto”, explica Thiago Nunes, superintendente de Comunicação.  A equipe de produção contou com textos de Anne Coifman, Felipe Ferraz, Júlia Veras, Lucas Lima, Mariana Cauduro, Mellynna Mohana e Rafael Montenegro; edição de arte de Cláudio Bastos, Gleyson Lacerda e Lucas Santos e fotos de Miva Filho.
Conteúdo Relacionado