O secretário estadual de Saúde, André Longo, comandou, na manhã desta segunda-feira (30/05), reunião da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com gestores dos municípios afetados pelas intensas chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias.

No encontro online, realizado por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Longo ressaltou que, desde o final de semana, a SES-PE montou uma sala de situação, reunindo técnicos das áreas da assistência, vigilância em saúde, vigilância de desastres, além de representantes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para monitorar a situação e coordenar as ações.

Durante o encontro, a SES-PE também solicitou aos gestores municipais o preenchimento de formulário para elencar as necessidades de primeira ordem para a assistência em saúde da população dessas localidades, inclusive, com o diagnóstico da rede de saúde local. A Secretaria seguirá monitorando as áreas afetadas e fornecendo o apoio técnico em saúde.

“A partir do recebimento deste retrato da situação e de acordo com análise das condições de saúde e de risco, poderemos agir de forma localizada e efetiva. Montamos uma sala de situação para saúde justamente para, de forma multidisciplinar, planejar e executar ações de forma célere e diretamente ligada à necessidade posta pelo município”, explica o secretário André Longo.

MONITORAMENTO - Equipes da SES-PE, técnicos das áreas de assistência, vigilância em saúde, vigilância de desastres e imunização, também visitaram, durante este final de semana, quatro municípios pernambucanos localizados na Zona da Mata Norte, que foram afetados pelas chuvas - Vicência, Paudalho, Nazaré da Mata e Tracunháem - com o objetivo de apoiar as cidades e realizar levantamento situacional em abrigos e equipamentos de saúde.

Em parceria com a II Gerência Regional de Saúde, responsável por apoiar e supervisionar todos os 20 municípios da região, foram visitados sete abrigos que juntos atendem a 548 pessoas desalojadas e 111 desabrigadas - pessoas que desocuparam seus domicílios e que temporariamente estão na casa de parentes e/ou amigos.

“A presença de técnicos da SES-PE e outros agentes como Defesa Civil, Bombeiros, in loco, nessas cidades fornecem apoio técnico para que as cidades atingidas possam colocar em prática o seu gerenciamento de risco diante de um desastre de origem natural, um processo que envolve ações para prevenção de doenças e agravos e a resposta diante do cenário de cada localidade”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael.

UPA ENGENHO VELHO - No início da manhã desta segunda-feira (30/05), antes da reunião com os prefeitos, André Longo, acompanhado de técnicos da SES-PE, visitou a UPA 24h de Engenho Velho, localizada em Jaboatão dos Guararapes. Com as fortes chuvas do último sábado (28/05), vários setores da unidade de saúde ficaram alagados, necessitando realizar a transferência de pacientes para outros serviços. No momento, Fundação Manoel da Silva Almeida, que administra a unidade, está realizando o levantamento dos danos causados e por conta disso, a UPA permanecerá fechada pelos próximos dias.