No último dia 18/12, foram inaugurados dois novos serviços de saúde para os usuários do SUS no município de Arcoverde. Na cidade do Sertão do Estado, localizada a 252 km do Recife, entraram em funcionamento uma nova unidade do Hemocentro de Pernambuco (Hemope) e o Centro de Tratamento Nefrológico de Arcoverde/SOS Doenças Renais.

O hemocentro do município deixa de funcionar apenas como agência transfusional, dependendo de hemocomponentes dos centros de coleta de Caruaru e Garanhuns, e passa a atuar também como um núcleo de hemoterapia, realizando coletas de sangue nas próprias instalações. Com este, são ao todo dez hemocentros no Interior do Estado que prestam esse serviço, sendo que desta vez beneficiando moradores das cidades integrantes da VI Gerência Regional de Saúde.

O novo serviço descentraliza os serviços de coleta na unidade de Recife e facilita o acesso dos moradores da região aos hemocomponentes. Estiveram presentes na inauguração a presidente do Hemope, Alita Azevedo, e a gerente de interiorização da Fundação Hemope, Fátima Gadêlha.

Doenças Renais - Já a nova clínica de hemodiálise está situada em um anexo do Hospital Memorial de Arcoverde, unidade que dispõe de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e oferecerá estrutura de 1.600 m² totalmente climatizada. O atendimento a usuários do SUS estará disponível nos três turnos e as novas instalações estão prontas para realizar 125 diálises por dia, totalizando um número de aproximadamente 3.250 seções por mês.

Depois de ter o projeto aprovado pela Agencia Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), foram investidos cerca de R$ 3 milhões, tanto em obras quanto em equipamentos modernos.

Além de hemodiálise, o centro fará diálise peritonial e diálise ambulatorial, esta última feita na casa do próprio paciente. A unidade estima atender pacientes dos 87 municípios que constituem a Macroregião de Caruaru.