A Secretaria Estadual de Saúde, em nome de todos os servidores, expressa publicamente seu pesar pelo falecimento do ex-secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, ocorrido neste sábado (23/12). Aos familiares e amigos, nossos mais profundos sentimentos.

 

Dr. Figueira assumiu a função de secretário Estadual de Saúde de 2011 até 2014. Era entusiasta do SUS e defensor das políticas sociais como seu pai Fernando Figueira. “O SUS é o maior patrimônio do povo brasileiro e está em constante construção, por isso tem que ser aperfeiçoado. Muitos já deixaram seus feitos e são exemplos na construção de uma sociedade justa”, disse em seu discurso de posse na SES-PE, em janeiro de 2011. 

 

Durante a trajetória à frente da pasta, Dr. Figueira manteve um diálogo constante com os municípios do Estado, reforçou as políticas de transporte e regulação de pacientes, além da articulação da rede. 

 

TRAJETÓRIA - Nascido no dia 19 de outubro de 1960, Antônio Carlos Figueira  se formou em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e possuía especialização em Perinatologia pelo Centro Latino Americano de Perinatologia da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Foi ex-presidente do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, o IMIP, e diretor presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), da qual foi um dos idealizadores. Também era membro da Academia Pernambucana de Medicina.

 

O velório acontecerá neste domingo (24), a partir das 8 horas da manhã, na capela do IMIP, e o enterro será às 15 horas no cemitério de Santo Amaro, no Recife.

Anexos: