Responsável pelo controle e esclarecimento das causas das mortes naturais em Pernambuco, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) recebeu melhorias nas instalações, no último mês de julho. A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou a modernização e a ampliação em seu sistema de refrigeração e climatização, com a aquisição de novos equipamentos e potencialização dos já existentes. O novo conjunto em funcionamento aumenta a capacidade de refrigeração de 7.500 TR (tonelada de refrigeração) para 27.500 TR -  cada tonelada de refrigeração equivale a 12 mil BTUs. 

 

Atualmente, três máquinas realizam o sistema de circulação de ar. A iniciativa de promover a melhoria surgiu após o período da pandemia, no qual a preocupação com a oxigenação do ambiente virou um ponto de atenção e, ao mesmo tempo, de cuidado com a segurança dos profissionais de saúde do serviço e do público, protegendo-os de contaminação. 

 

Além da quase quadruplicação de potência da refrigeração do local, foi implementada a melhoria do sistema de exaustão do espaço, com a troca de equipamento e inserção de mais filtros de maior eficiência na limpeza do ar. 

 

O benefício direto da modernização no sistema de circulação de ar se reflete no bem-estar, boas condições de trabalho dos profissionais e na maior segurança do ambiente, pois a baixa temperatura, de forma constante, diminui significativamente a proliferação de bactérias, fungos e protozoários no local, onde são realizadas necropsias diariamente. 

 

“O novo sistema de exaustão e refrigeração da sala permite segurança e conforto dos profissionais, como uma forma de cuidar da equipe, que é o primeiro passo para cuidarmos das pessoas”, destaca José Ricardo Alves de Lima, médico patologista do SVO. 

 

Esta etapa de modernização contempla uma parte do processo de melhorias e expansão previstas para o serviço: “A melhoria da estrutura visa tanto a segurança, como o bem-estar das equipes que trabalham no SVO e as famílias que são atendidas pelo serviço. Temos como meta implementar uma melhoria na recepção para os familiares, deixando o local mais acolhedor, e também investir no sistema de informação digital, facilitando o acesso rápido aos casos de qualquer lugar”, ressalta Fabianni Meneses, Gestora da Rede Estadual do Serviço de Verificação de Óbito.

 

“Nosso objetivo é transformar o SVO Recife em um modelo de referência para as demais unidades de verificação em Pernambuco, que já conta com o serviço em Caruaru, e se planeja a ampliação para atender a necessidade do Estado, visando atender as quatro macrorregiões pernambucana”, prossegue Fabianni Meneses.

 

O SVO é um serviço público, com grande importância no esclarecimento das causas da morte. É realizado a partir do exame de necropsia, consolidando os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), a fim de analisar indicadores e implementar uma política pública de saúde sólida.