Além do primeiro contato com o frevo, ritmo genuinamente pernambucano tocado pela banda da Prefeitura do Recife, os turistas que desembarcaram no último dia 16/02, no saguão do Aeroporto dos Guararapes / Gilberto Freyre contaram com uma recepção diferente por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os foliões receberam um kit com folhetos explicativos, contendo preservativos e orientações para procurarem, em caso de necessidade, um dos pontos de saúde nos focos de folia e, em eventos mais graves, as Grandes Emergências do Estado.

A medida, iniciada na última quinta-feira (15/02), faz parte da política da SES para intensificar as campanhas educativas e de prevenção para os milhares de turistas que chegam a Pernambuco atraídos pelo melhor Carnaval do mundo. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, além dos 66 vôos diários, o Estado receberá mais 19 aviões extras até a próxima quinta-feira (21/02), quando acaba o período de folia. Em média, são cerca de 10 mil passageiros que circulam diariamente pelo Aeroporto dos Guararapes.

“Essa campanha está sendo muito importante e de grande aceitação”, afirmou Sueli Nascimento, coordenadora da equipe do aeroporto, que comanda um grupo de sete técnicos da SES. “Os turistas que chegam ao nosso Estado percebem que temos um diferencial, já que estamos preocupados com a saúde e segurança dos foliões”, acrescentou. Além de abordarem os turistas nos saguões do aeroporto, a campanha se estende às praças de alimentação e a outros setores do local.

Vindos de Brasília, o casal de turistas Bruno e Fernanda Brandão, que deverão se divertir no carnaval de Recife, João Pessoa e Natal, foram surpreendidos com a campanha. “Achei muito boa mesmo essa medida, porque ela se mostra bastante eficaz”, disse Fernanda. “Afinal, quanto mais gente usar a camisinha será melhor para o mundo”, ressaltou Bruno.

Para os turistas Cláudio Cruz e Bruno Pinheiro, do Rio de Janeiro, a campanha no aeroporto é válida e importante. “Com esse folheto, você já fica sabendo do serviço de saúde que, porventura, você venha precisar”, falou Bruno. “Principalmente para o turista, que muitas vezes não conhece nada da cidade, as unidades de saúde reunidas em um só panfleto aujda para que não fiquemos perdidos aqui, em caso de necessidade”, salientou Cláudio.

Além do aeroporto Gilberto Freyre, a ação da SES também está presente no metrô, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e nos shoppings Recife, Boa Vista e Guararapes. Amanhã (17/02), contudo, não haverá ação educativa nesses locais. Da mesma forma que no aeroporto, a população local será orientada a respeito dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis e informações de locais de atendimentos.

No total, foram disponibilizados 97 profissionais para trabalharem nas ações de informação, educação e comunicação da SES. Serão distribuídos, ao todo, 60 mil kits contendo preservativos, com folders explicativos sobre os locais de atendimentos de emergência e informações de prevenção.

Telefones úteis

1ª GERES – 3242- 5937