Nesta quarta-feira (20/11), a Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário (HTri) completa nove anos à frente da gestão do Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru. A unidade 100% SUS é referência para atendimentos de média e alta complexidade no Agreste pernambucano e atende à população dos 53 municípios que compõem a VI e V Gerências Regionais de Saúde (Geres).
Durante este período, o HTri teve muito o que celebrar. O Mestre Vitalino passou por diversas expansões de serviços e hoje se transformou num hospital referenciado na rede de saúde. O HMV enfrentou, ainda, dois momentos críticos – e históricos – da saúde pública. Um deles foi na endemia do Zika Vírus, em 2015. Na pandemia da Covid-19, recebeu um Hospital de Campanha, instalado na área externa, para atender aos pacientes com coronavírus.
Ao longo dos anos, ainda, o HMV somou novas áreas e ganhou unidades integradas de Oncologia e a de Hemodiálise. Outro serviço, que simbolizou grande conquista para a população da região, foi a hemodinâmica com funcionamento 24h, com procedimentos de cardiologia e endovascular.
Com foco no atendimento humanizado e na qualidade da assistência, o HMV atende urgências e emergências nas especialidades de clínica médica e cirúrgica, cardiologia, neurologia e pediatria. “São nove anos de dedicação a esta unidade que hoje tem uma grande representatividade para a região. É muito gratificante estar construindo esta história com tantas mãos, tantos profissionais que doam diariamente seus conhecimentos e seu trabalho para que possamos evoluir e a cada dia atender mais pessoas com um serviço eficaz e de qualidade, mesmo em meio aos desafios que se apresentam”, destacou o médico Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.
O ambulatório do HMV – em funcionamento desde setembro de 2014 -, outro serviço de destaque, disponibiliza as seguintes especialidades: cirurgia geral, neurologia, clínica médica, cardiologia, urologia, pediatria, nefrologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, proctologia, neurologia pediátrica, oncologia, arritmologia e cirurgia torácica para pacientes regulados e egressos da unidade.
Todas as atividades ofertadas pelo HMV são gratuitas e estão disponíveis, via regulação, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O HTri aproveita a data comemorativa para agradecer aos colaboradores que integram a unidade e que estão dispostos a favorecer o serviço, oferecendo um atendimento humanizado e digno para os pacientes que chegam ao Hospital.