A-

A+

Pernambuco anuncia 63 novos leitos pediátricos para enfrentamento de doenças respiratórias no Sertão, Agreste e RMR

No início da semana, a SES-PE anunciou 34 leitos, e com a nova expansão, o total chega a 97 nesta quinta

A SES-PE anunciou, nesta quinta-feira (03/04), a abertura de mais 63 novos leitos pediátricos, nesta semana, para o tratamento de crianças com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Com a ampliação, o Hospital Regional Ruy de Barros Correia (20), em Arcoverde; o Hospital Regional Inácio de Sá (10), em Salgueiro; o Hospital Regional Fernando Bezerra (8), em Ouricuri; o Hospital Jaboatão Prazeres (10), na Região Metropolitana do Recife; e o Hospital Dom Malan (15), em Petrolina, passam a contar, juntos, com um total de 53 leitos de enfermaria e 10 de UTI.

No início desta semana, a SES-PE anunciou 34 leitos e, com a nova expansão, o total chega a 97 nesta quinta. Desde o início de março, já foram disponibilizados 204 leitos pediátricos em todo o estado.

“Estamos dando continuidade ao Plano de Contingência para a Sazonalidade. Nesta semana, ampliamos a rede pediátrica em Pernambuco com a abertura de mais leitos, totalizando 97, ao somarmos os 34 já anunciados com os 63 recém-inaugurados. Com isso, avançamos na implementação do plano, garantindo mais segurança e melhores condições de atendimento para as nossas crianças”, afirmou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira.

A abertura dos novos leitos faz parte do Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância da SES-PE, criado para direcionar as ações intersetoriais durante o período sazonal dos vírus respiratórios, que ocorre em Pernambuco entre março e agosto. Durante esses meses, fatores como clima, alta umidade e maior permanência de crianças em ambientes fechados contribuem para o aumento de casos graves, resultando em mais internações e óbitos. Esse cenário intensifica a demanda por leitos hospitalares e impõe maior pressão sobre a rede de saúde.

“A sazonalidade é conhecida nas unidades de saúde e nos programamos para garantir atendimento às crianças que chegam ao hospital Dom Malan vindas dos 53 municípios da região. Por isso aumentamos a equipe médica e assistencial, bem como ampliamos o número de leitos. Apenas nos primeiros dois meses desse ano foram 915 atendimentos referentes a esses casos,” explicou a diretora geral do Hospital Dom Malan, Daniele Moreno.

Consultas Online – Desde o dia 10 de março, a SES-PE implementou a Teleinterconsulta de Pediatria, um serviço antecipado em mais de 30 dias em relação ao ano passado. Segundo a Secretaria, já foram realizadas mais de 230 teleinterconsultas com médicos da Central de Regulação do Estado, permitindo um melhor direcionamento dos casos e ampliando a discussão sobre os encaminhamentos mais adequados para pacientes pediátricos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Mais Notícias

1º Colegiado da Atenção Primária reúne Gerências Regionais de Saúde para fortalecer políticas públicas em Pernambuco

Com o objetivo de alinhar estratégias, compartilhar boas práticas, identificar desafios e desenvolver soluções conjuntas para aprimorar a qualidade e efetividade dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), a Diretoria Geral da Atenção Primária (DGAP) promoveu o 1º Colegiado com as Gerências Regionais de Saúde (GERES) nesta quinta-feira (03/04).

Leia mais »

Hospital Maria Lucinda é um dos cinco hospitais de Pernambuco selecionados para programa nacional de uso racional de antibióticos

Iniciativa do Proadi-SUS e Anvisa busca combater resistência microbiana e qualificar o cuidado nos hospitais do SUS O Hospital Maria Lucinda foi um dos cinco hospitais de Pernambuco selecionados para participar do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos em Hospitais do SUS (PeGASUS), uma iniciativa nacional conduzida pelo Hospital Alemão Oswaldo

Leia mais »

Outros links

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade