A-

A+

Pernambuco decreta situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de SRAG em crianças

O Governo de Pernambuco decretou, nesta quarta-feira (28/05), situação de emergência em saúde pública por 90 dias, prorrogáveis, diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de origem viral, especialmente em crianças. A medida foi motivada pela alta taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica no estado, o que tem gerado pressão sobre a rede assistencial. O decreto de nº 58.686 foi publicado no Diário Oficial.

Com o decreto, ficam autorizadas ações administrativas emergenciais, conforme a legislação vigente. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) será responsável por coordenar os serviços e ações de saúde pública voltados ao enfrentamento da crise, podendo estabelecer diretrizes e expedir normas complementares.

Até a 21ª semana epidemiológica (24/05/2025), foram notificados 2.544 casos de SRAG, dos quais 1.746 (68,7%) ocorreram em crianças de 0 a 14 anos e 798 (31,3%) em pessoas com 15 anos ou mais.

“Estamos enfrentando um aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças, o que tem gerado pressão sobre a nossa rede de UTIs pediátricas e neonatais. Diante desse cenário, a decretação da situação de emergência é uma medida necessária para ampliarmos nossa capacidade de resposta e garantirmos a assistência adequada à população. A Secretaria está mobilizada para coordenar todas as ações, em parceria com os municípios, fortalecendo a vigilância, a regulação de leitos e o suporte aos profissionais de saúde que estão na linha de frente”, destacou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

ABERTURA DE LEITOS – Como parte das estratégias de enfrentamento da sazonalidade, que ocorre entre os meses de março e agosto, a SES-PE vem ampliando a rede assistencial com a abertura de novos leitos. Apenas em 2025, já foram abertos 253 leitos pediátricos desde o início do período sazonal. Houve também reforço nas consultas médicas online, com a realização de cerca de 812 teleinterconsultas por meio da Central de Regulação Estadual, agilizando o direcionamento e o manejo adequado dos casos.

Mais Notícias

Hospital Regional Dom Moura encerra ações do Setembro Amarelo

O Hospital Regional Dom Moura (HRDM) encerrou, nesta segunda-feira (30), as ações alusivas ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. Para marcar o encerramento, equipes do hospital percorreram setores da unidade distribuindo panfletos educativos e reforçando a importância do cuidado com a saúde mental, tanto para colaboradores quanto

Leia mais »

Outros links

plugins premium WordPress

Menu

Acessibilidade

Menu

Acessibilidade

Ir para o conteúdo